O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) Português criou alguns investimentos e reformas para ajudar e contribuir para as dimensões da Resiliência, da Transição Climática e da Transição Digital. A medida «Internacionalização via E-commerce» foi assim criada para integrar no programa Comércio Digital que promove o investimento no desenvolvimento de serviços de suporte aos processos de internacionalização das PME.
OBJETIVO:
Os investimentos devem sustentar-se num Plano Detalhado de E-Commerce Internacional e contribuir para:
• Criação de lojas próprias; e/ou
• Adesão a marketplaces;
• Desenvolvimento de campanhas online promocionais.
CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE:
Cumprimento dos requisitos legais estabelecidos nos artigos 7.º e 8.º da Portaria n.º 135-A/2022, de 1 de abril;
O beneficiário final deverá possuir situação líquida positiva no exercício fiscal completo anterior ao ano da candidatura;
As empresas devem realizar um Diagnóstico E-Commerce prévio, obtendo pontuação final superior a 20 ponto – disponível em: https://www.portugalexporta.pt/;
O resultado e recomendações deste Diagnóstico serão a base para a elaboração de um Plano Detalhado de E-Commerce Internacional, que servirá de sustento à apresentação da candidatura e, por outro lado, à definição da tipologia da candidatura a submeter.
DESPESAS ELEGÍVEIS:
a) Aquisição de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto;
b) Despesas relacionadas com a aquisição de serviços para:
i. Gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente em canais digitais;
ii. User-Centered Design (UX): Desenho, implementação e otimização de estratégias de customer experience;
iii. Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-Commerce;
iv. Criação de loja própria online, inscrição e otimização da presença em marketplaces (subscrição e fees);
v. Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA);
vi. Social Media Marketing (desenho, implementação e otimização);
vii. Content Marketing (criação e distribuição de conteúdos);
viii. Display Advertising (anúncios em páginas de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca);
ix. Mobile Marketing (adaptação das estratégias anteriores aos dispositivos móveis);
x. Business Inteligence e Web Analytics.
c) Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto (nível mínimo de qualificação VI, do QNQ).
TIPOLOGIAS E FINANCIAMENTO:
Atribuição de incentivo não reembolsável, calculado através da aplicação às despesas elegíveis de uma taxa de 50%.
Prazo de execução: 12 meses (início no prazo de 6 meses após comunicação da decisão de concessão do apoio).
PRAZO DE CANDIDATURAS:
O prazo de apresentação de candidaturas mantém-se aberto até ao limite da dotação orçamental prevista.
DOTAÇÃO:
4,5 milhões de euros (podendo ser reforçada a dotação em função das candidaturas selecionadas)
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