O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) Português criou alguns investimentos e reformas para ajudar e contribuir para as dimensões da Resiliência, da Transição Climática e da Transição Digital. A medida «Internacionalização via E-commerce» foi assim criada para integrar no programa Comércio Digital que promove o investimento no desenvolvimento de serviços de suporte aos processos de internacionalização das PME.
OBJETIVO:
Os investimentos devem sustentar-se num Plano Detalhado de E-Commerce Internacional e contribuir para:
• Criação de lojas próprias; e/ou
• Adesão a marketplaces;
• Desenvolvimento de campanhas online promocionais.
CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE:
Cumprimento dos requisitos legais estabelecidos nos artigos 7.º e 8.º da Portaria n.º 135-A/2022, de 1 de abril;
O beneficiário final deverá possuir situação líquida positiva no exercício fiscal completo anterior ao ano da candidatura;
As empresas devem realizar um Diagnóstico E-Commerce prévio, obtendo pontuação final superior a 20 ponto – disponível em: https://www.portugalexporta.pt/;
O resultado e recomendações deste Diagnóstico serão a base para a elaboração de um Plano Detalhado de E-Commerce Internacional, que servirá de sustento à apresentação da candidatura e, por outro lado, à definição da tipologia da candidatura a submeter.
DESPESAS ELEGÍVEIS:
a) Aquisição de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto;
b) Despesas relacionadas com a aquisição de serviços para:
i. Gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente em canais digitais;
ii. User-Centered Design (UX): Desenho, implementação e otimização de estratégias de customer experience;
iii. Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-Commerce;
iv. Criação de loja própria online, inscrição e otimização da presença em marketplaces (subscrição e fees);
v. Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA);
vi. Social Media Marketing (desenho, implementação e otimização);
vii. Content Marketing (criação e distribuição de conteúdos);
viii. Display Advertising (anúncios em páginas de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca);
ix. Mobile Marketing (adaptação das estratégias anteriores aos dispositivos móveis);
x. Business Inteligence e Web Analytics.
c) Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto (nível mínimo de qualificação VI, do QNQ).
TIPOLOGIAS E FINANCIAMENTO:
Limiares mínimos e máximos de despesa elegível:
i) 10.000 € e 25.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras”;
Promoção do comércio eletrónico para novas PME exportadoras – enquadrará os projetos de Internacionalização promovidos pelas PME que tenham obtido uma pontuação final igual ou superior a 20 pontos e inferior a 75 pontos no resultado do diagnóstico E-commerce realizado.
ii) 25.000 € e 85.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Mais Mercados”;
Diversificação de mercados através de comércio eletrónico para empresas com experiência internacional consolidada – Enquadrará os projetos de Internacionalização promovidos pelas PME que demonstram melhores condições para promover o alargamento e a diversificação de mercados de exportação através de canais digitais, traduzidas numa pontuação final igual ou superior a 75 pontos obtida no resultado do Diagnóstico E-commerce realizado.
PRAZO DE CANDIDATURAS:
ABERTURA EM BREVE.
Para alguma dúvida ou informação adicional entre em contacto connosco através do nosso e-mail (geral@solucaoperfeita.pt) ou através do 926 031 187 / 232 285 134.